top of page
Logo Uniks Seguros

BLOG UNIKX

Comunicados, dicas e informações úteis pra você - mercado, saúde, viagens, autocuidado e muito mais.

10 dicas fundamentais pra sua viagem internacional

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Viajar ao exterior é algo sempre emocionante e excitante, mas para que esta alegrie não se transforme em frustração, é importante ter em mente algumas dicas na hora de se preparar para sua viagem.


Independente do destino, viagens internacionais sempre têm algumas peculiaridades em comum desde a preparação até o traslado, procedimentos de aeroporto e cuidados na hora de aproveitar o destino. Confira as dicas da Unikx:



1. Cheque as datas de validade dos seus documentos

O passaporte brasileiro é imprescindível para qualquer viagem internacional. Verifique a validade do mesmo e lembre-se que alguns países exigem que o mesmo ainda tenha entre 6 a 8 meses de validade vigente. Se o seu passaporte está para vencer, é uma boa ideia começar os procedimentos de renovação com bastante antecedência.

A maior parte das viagens, principalmente América do Sul, exigem que você leve o seu RG original – a CNH não serve nestes casos. Procure se informar com bastante antecedência e agilize as suas renovações ou segundas-vias, visto que por conta do COVID, a retirada destes documentos no Brasil anda bastante complicada.


2. Verifique se é preciso visto para o seu país de destino, ou conexões

O visto é um documento fundamental para a visita de alguns países. O mais conhecido são os Estados Unidos, mas Japão, Cabo Verde, Canadá e Austrália também são destinos muito procurados que exigem um documento específico.

Pesquise antecipadamente e procure se informar sobre como proceder para cada destino. Conexões também são importantes e é fundamental se informar antecipadamente sobre cada país de conexão, independentemente do destino final.


3. Moeda

Dependendo do seu destino, é fácil se virar com um cartão de crédito internacional. Mas é extremamente recomendável que você tenha também dinheiro local em espécie.

Lembre-se de notificar o seu banco sobre o período da viagem e destino, e se possível, tenha um cartão de crédito extra. Procurar casas de câmbio com antecedência também pode ser mais vantajoso do que adquirir moeda nos aeroportos.


4. Covid

Claro que não podíamos deixar de fora o COVID. A grande recomendação é que, obviamente, não realizemos viagens por ora. Mas caso a viagem seja inadiável ou inevitável, reforçamos aqui algumas recomendações. Prepare um estoque de máscaras para toda a viagem, inclusive durante o deslocamento no avião – as máscaras normalmente duram entre 3 a 4 horas e devem ser trocadas. Leve um saco plástico durante a viagem para descarte ou armazenamento das máscaras usadas e posterior assepsia, caso sejam as reutilizáveis. Álcool gel em embalagens portáteis e pequenas estão liberados – mas lembre-se que a embalagem deve ser transparente e ter no máximo 100ml na bagagem de mão. No destino, normalmente os turistas utilizam bastante o transporte público e os pontos turísticos geralmente têm bastante visitantes – se você perceber qualquer situação de risco, é melhor evitar. Pesquise antecipadamente também como os governos locais estão lidando com turistas internacionais e pontos turísticos – pode poupar uma grande dor de cabeça.


5.Seguro Viagem

O seguro viagem é algo cada vez mais imprescindível – ainda mais nos tempos atuais.

Poder contar com a cobertura e ajuda em qualquer eventualidade é primordial pra sua segurança, qualidade da viagem e bem-estar. O seguro viagem cobre diversos acontecimentos que vão desde assistências médicas, odontológicas e socorros, remoções inter-hospitalares, extravios de bagagem, entre outros diversos tipos de ocorrências que - sim – podem acontecer.

Países da Europa exigem seguro viagem e a maior parte dos países não têm serviço de saúde pública – qualquer acidente ou necessidade pode se tornar uma conta caríssima pra se pagar. Se o grande propósito de uma viagem é relaxar e aproveitar, o seguro viagem é fundamental e aqui na Unikx fazemos seguros personalizáveis de acordo com o seu perfil, viagem e preferências.


6. Internet

Hoje em dia é relativamente fácil adquirir um chip que funcione no país de destino. Sites como o EasySim4U comercializam chips pré-pagos que adicionam em muito a conveniência na viagem – poder utilizar Uber, Google Maps e Whatsapp durante a sua viagem pode fazer toda a diferença em termos de comodidade, aproveitamento e segurança pra você.


7. Conheça a cultura local

Dependendo da cultura e do país destino, alguns costumes brasileiros podem ser extremamente ofensivos ou, no mínimo, demonstrar total falta de educação.

Mesmo em países 100% ocidentalizados e compatíveis com a “nossa cultura” é muito fácil cometer uma gafe. Além disso, conhecer a cultura de antemão faz parte da viagem e rende um aproveitamento muito melhor do passeio. Procure decorar o significado das palavras correspondentes a “Obrigado”, “Bom dia/noite” e perguntas mais fundamentais como “Quanto custa”, “Onde fica” e similares.



ree
É importante ter consciência do peso e volume da sua bagagem.

8. Bagagem de volta

É comum a gente se empolgar na compra de presentes e lembranças e descobrir que a bagagem está muito acima do permitido ao voltar de viagem.

Programe-se com antecedência e conheça os pesos máximos e quantidade de malas que você tem direito dentro do seu pacote, ou pode se arrepender dos “grandes negócios” comprados ao descobrir o valor da bagagem extra. Se você conseguir se programar, consegue levar duas malas relativamente leves para então poder trazer itens sem pesar tanto – na mala e no bolso. Comprar (aqui no Brasil) uma daquelas balanças de mão para malas pode ajudar bastante também.


9. Monte um kit/pasta com seus documentos

Tenha sempre à mão os seus documentos, passaportes e passagens quando estiver no trâmite de ida e volta nos aeroportos. É muito mais prático e organizado e evita uma série de acidentes que vão desde derrubar e perder documentos até esquecê-los em algum lugar. Uma pequena pasta ou bolsa é suficiente para ter tudo sempre à mão de forma organizada. E às vésperas da viagem de ida e volta, certifique-se que todos os documentos necessários estejam nela. E não esqueça em nenhum lugar, óbvio!


10. Dentro do avião

As aeronaves de voos internacionais costumam ser maiores que as nacionais e muitas delas têm configuração de assentos com dois corredores. Identifique o corredor do seu assento e guarde os seus pertences próximos a você (preferencialmente identifique todos eles com tags). Evite deixar no compartimento de bagagem documentos importantes e dinheiro, especialmente se estiver viajando desacompanhado. Os voos na classe econômica não oferecem muito conforto, mas o normal é que tenham travesseiro, coberta, fone de ouvido e, às vezes, um kit com tapa ouvido, tapa olho, escova e pasta de dente. Dependendo da duração do seu voo, é melhor levar e montar este kit em casa em vez de contar com a sorte.

É importante também se levantar e até fazer alguns alongamentos para não chegar muito cansado ao destino final, dependendo do voo. Caminhe pelo avião e evite problemas de circulação. Você chegará bem mais feliz ao seu destino.

 
 
 

Comentários


bottom of page